Idoso é condenado pela Justiça por abusar sexualmente da neta em Gaspar

Foto Ilustrativa

Por: Felipe Elias

15/05/2021 - 14:05 - Atualizada em: 15/05/2021 - 14:50

Em Gaspar, um homem que hoje está com mais de 80 anos foi condenado, na última quarta-feira (12), pelo estupro continuado de sua neta, quando ela tinha 12 anos. A pena chegou a 20 anos de reclusão, pois foi agravada pelo fato de o réu ser familiar da vítima e ter se aproveitado da situação de morar na mesma casa e contar com a confiança da família para cometer os crimes, enquanto os pais da menina saíam para trabalhar.

A sentença atendeu ao que foi requerido pela promotora de Justiça Stephani Gaeta Sanches, em uma ação penal que foi ajuizada em 2016 pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar.

A promotora explica que este caso de Gaspar é exemplo de que a violência sexual dentro de casa é recorrente e, por isso, a atenção dos familiares aos comportamentos das crianças é importante.

 

“É fundamental que a família fique atenta a eventuais mudanças de comportamento nas crianças, mantenha um diálogo ativo e, em caso de notícia de abuso, busque as autoridades, ainda que o suspeito seja visto como alguém confiável no seio familiar. No caso, o avô era visto como inofensivo, mas a instrução processual demonstrou que, de fato, ele foi responsável por inúmeros estupros da neta, que ocorreram enquanto ela tinha 12 anos. A condenação nesse caso é um exemplo pedagógico para o combate a esse tipo de crime e serve também como um alerta à sociedade e às famílias”, afirma Stephani.

 

Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, 73% dos casos de violência sexual ocorrem na casa da vítima ou do suspeito. Os dados mostram que o agressor, na maioria das vezes, tem proximidade e fácil acesso à vítima.

Por ter mais de 80 anos, o homem poderá recorrer em liberdade e ficará em prisão domiciliar, sob monitoramento eletrônico.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.