Idosa dada como morta é encontrada viva em necrotério em SC

Foto: Arquivo/Ascom

Por: Luan Tamanini

29/11/2023 - 14:11 - Atualizada em: 29/11/2023 - 14:47

Uma idosa de 90 anos que havia sido declarada morta foi achada viva no necrotério do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, na noite do último sábado (25).

O incidente foi inicialmente divulgado pelo repórter e deputado estadual Sérgio Guimarães, que foi procurado pelo filho da idosa.

O filho relatou que a idosa deu entrada no hospital na noite de sexta-feira (24). Na noite de sábado, a equipe do hospital lhe comunicou que sua mãe havia falecido. Segundo a declaração de óbito, ela morreu por volta das 23h40.

O homem então preencheu os documentos necessários e acionou a funenária. “O rapaz me dispensou e quando eu estava em casa de madrugada, ele me ligou dizendo para eu retornar ao hospital que minha mãe estava viva. Ele encontrou ela no necrotério viva”, afirmou o filho.

Conforme a denúncia, o funcionária da funerária reparou que o corpo da idosa ainda estava quente. Ao verificar, percebeu que ela ainda respirava. Dessa forma, acionou a equipe médica, que levou a idosa de volta à unidade de reanimação.

Após isso, a idosa foi transferida para um quarto do hospital. Infelizmente, seu estado de saúde piorou e ela morreu após cerca de 30 horas.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que um processo de sindicância foi aberto para apurar as responsabilidades do fato. Além disso, informou que o Comitê de Ética Médica e a Comissão de óbito foram notificados sobre o ocorrido.