O gravíssimo acidente que aconteceu neste domingo (20), na BR-376, em Guaratuba, no limite entre o Paraná e Santa Catarina, causou a morte de nove pessoas.
As vítimas já foram identificadas: são sete jovens atletas do projeto “Remar para o Futuro”, uma equipe de remo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o coordenador do projeto e o motorista da van:
- Angel Souto Vidal, 16 anos
- Helen Belony, 20 anos
- Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
- João Pedro Kerchiner, 17 anos
- Nicole Cruz, 15 anos
- Samuel Benites Lopes, 15 anos
- Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
- Oguener Tissot, 43 anos (coordenador)
- Ricardo Leal da Cunha, 52 anos (motorista)
Quando as equipes de resgate chegaram ao local, encontraram apenas dois sobreviventes do acidente: um deles é o atleta João Milgarejo, de 17 anos, que foi atendido em um hospital de Joinville e passa bem.
O condutor da carreta, de 30 anos, também sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Municipal São José, em Joinville.
O grupo voltava do Campeonato Brasileiro de Remo, que aconteceu em São Paulo, onde conquistou sete medalhas nas categorias que competiu.
Até o momento, o que se sabe das causas do acidente é que a carreta teria perdido os freios e atingido a traseira da van onde estavam os integrantes do projeto.
O Projeto “Remar para o Futuro” é realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a prefeitura e o Clube Centro Português 1º de Dezembro, e tem como objetivo é a socialização de alunos da rede pública municipal por meio do esporte.
Em uma nota oficial, a Universidade disse que “lamenta profundamente o trágico acidente”.
Numa entrevista à Rádio Gaúcha, Fabrício Boscolo, um dos coordenadores do projeto, falou que a situação é desesperadora.
“A gente perdeu jovens atletas, jovens estudantes, futuros profissionais que iam mudar suas vidas, as vidas das suas famílias, a sociedade que eles estão inseridos. A gente perdeu o melhor treinador de remo do Brasil. É um momento desesperador”, afirmou.
A prefeitura de Pelotas decretou luto oficial por uma semana no município.
Por meio de nota, a prefeita da cidade, Paula Mascarenhas lamentou o ocorrido.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também se manifestou, por meio das redes sociais, e afirmou que o Estado está de luto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também prestou “solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”.
Acompanhe o caso:
PRF confirma mais três mortes e número de óbitos em acidente na BR-376 sobe para nove
Pelo menos seis pessoas morrem em acidente na BR-376, entre o PR e SC