Hospital Jaraguá celebra 50 anos com foco na modernização da unidade

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/02/2016 - 17:02 - Atualizada em: 26/02/2016 - 17:25

Imagine que você esteja doente e, que ao recorrer a um primeiro atendimento médico, seja necessário percorrer quilômetros de distância. Pois era exatamente essa a realidade enfrentada pela comunidade jaraguaense, no início do século passado.

Em 1920, motoristas da cidade transportavam as pessoas doentes em busca de assistência médica em cidades vizinhas. Foi nesta época, e com o apoio da comunidade católica, que os luteranos batalharam para a construção do primeiro hospital de Jaraguá do Sul.

O Hospital e Maternidade Jaraguá, que celebra seus 50 anos de história no próximo sábado, dia 27, é, portanto, uma instituição que nasceu a partir das próprias necessidades da comunidade jaraguaense. Assim, está enraizado em sua filosofia o compromisso de ampliação e modernização das instalações, bem como a capacitação da equipe multidisciplinar e a constante busca pelos melhores tratamentos em saúde.

Lutas e conquistas

Ao longo desses 50 anos, surgiram grandes conquistas: a ampliação da estrutura, nos anos de 1976 e 1992, a criação do primeiro Centro de Imagem da região, em 1994, a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica, em 1999, o título Amigo da Criança recebido pelo UNICEF, em 2001, o prêmio SANTÉ, ligado ao MCE, e o prêmio Criança ABRINQ, em 2012.

Outro destaque é a implantação do Banco de Leite, que, em 2015, recebeu, mais uma vez, o Certificado de Excelência do Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano.

 

A expansão

A inauguração da nova ala da unidade, com foco na cardiologia, realizada em janeiro de 2015, é apenas o mais recente exemplo de solidariedade dos empresários, poder público e doadores locais. Estes, novamente, acreditaram e, juntos, contribuíram para mais essa conquista em benefício da saúde da população.

A unidade passou a contar com uma hotelaria ainda mais moderna. Outra novidade é que a estrutura já está preparada para realizar cirurgias cardíacas e vasculares, além de contar com o serviço de hemodinâmica. Um dos destaques nessa área é a implantação de duas UTIs adulto, uma geral e a outra coronariana, que juntas totalizam 20 leitos.

Outro diferencial é a telemedicina, que já é uma realidade no HMJ, sendo que seis das oito salas do novo centro cirúrgico contam com a tecnologia. Hoje, meio século depois de sua fundação, o grande desafio que a instituição enfrenta é o de continuar crescendo e mantendo o padrão de excelência dos serviços, sempre com um atendimento ágil e humanizado.

Um pouco da história

Segundo relatos do historiador Emílio da Silva, nas primeiras décadas do século passado, um grupo de 17 motoristas de automóvel arrecadou fundos em planos sociais para ajudar na construção da unidade. A ata de fundação do primeiro hospital de Jaraguá do Sul assinala, entretanto, a data de 2 de agosto de 1926, apesar da primeira reunião ter acontecido em 23 de agosto de 1925.

A doação do terreno foi feita por Jorge Czerniewicz, que, desde o início, foi a favor da construção do hospital. Em agosto de 1935, a sociedade de “chauffers” fez a doação de todos os bens do hospital para a comunidade católica. Em 1935, a instituição passou a se chamar Hospital São José.

No ano de 1950, a comunidade católica providenciou a construção de um novo hospital. Com isso, a partir de 1959, a edificação do ‘Hospital do Morro’, como era chamado, foi abandonada. Em seguida, o imóvel foi adquirido pela comunidade evangélica luterana, em meados do ano de 1960. A partir do dia 27 de fevereiro de 1966, o HMJ passou a atender a comunidade, oficialmente, pautado na preocupação de levar aos pacientes o que há de melhor no universo da medicina.

Para ajudar

Para continuar a escrever essa história de sucesso, o hospital conta com a solidariedade da população. Doações para o HMJ podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 0356 – 5, conta corrente 88888-5.

Sobre o Hospital e Maternidade Jaraguá

A busca por melhores condições de vida move a história do Hospital e Maternidade Jaraguá e começa bem antes de sua fundação. A construção da unidade aconteceu em 1966. Ao longo dos anos, surgiram grandes conquistas: ampliações da estrutura, nos anos de 1976 e 1992, criação do primeiro Centro de Imagem da região, em 1994, a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica, em 1999, o título Amigo da Criança recebido pelo UNICEF, em 2001, e, o prêmio SANTÉ, ligado ao MCE e o prêmio Criança ABRINQ 2012. Buscando oferecer à comunidade maior conforto e bem estar, o Hospital Jaraguá conta com um novo e moderno prédio assistencial, oferecendo as melhores tecnologias e tratamentos na área da saúde.

Texto: Entrelinhas