Dois homens condenados a prisão por tráfico de drogas em Apiúna foram presos nessa quinta-feira (19). De acordo com a Polícia Civil, eles foram detidos durante a operação “Pinóquio”, deflagrada no Vale do Itajaí e no Rio Grande do Sul.
Os dois homens começaram a ser investigados em setembro de 2021. Segundo os investigadores, eles traficavam drogas no Centro de Apiúna e também faziam entregas dos entorpecentes em diferentes bairros da cidade e em Ascurra.
Conforme relato, os dois já haviam sido presos preventivamente em janeiro de 2022. Durante a audiência de custódia, eles disseram que foram espancados, torturados e ameaçados pelos policiais civis. Tais alegações, porém, se provaram falsas no decorrer do processo.
De acordo com a Polícia Civil, eles mentiram com o objetivo de anular suas prisões e prejudicar os policiais – o que motivou o nome da operação realizada nessa quinta-feira: Pinóquio, em alusão ao personagem conhecido por mentir.
Cumprimento dos mandados
Um dos homens foi preso durante a manhã de quinta-feira em Nonoai, no Rio Grande do Sul, por policiais civis do município gaúcho. Já o outro condenado foi preso em sua casa, no bairro Estação, em Ascurra.
Segundo a Polícia Civil, um dos condenados recebeu uma pena 9 anos de prisão, enquanto o outro foi condenado a 4 anos – ambos em regime inicialmente fechado.