Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Homem usa crack, thinner e cola de sapateiro, furta o próprio primo e tenta fugir da PM em Blumenau

Foto: PMSC/Divulgação

Por: Priscila Horvat

26/07/2024 - 11:07 - Atualizada em: 26/07/2024 - 11:43

Um homem, de 23 anos, foi preso por furto, dano contra o patrimônio e tentativa de homicídio em Blumenau.

Ele foi detido na noite desta quarta-feira (24), na rua Matilde Bento, no bairro Fortaleza.

A Polícia Militar registrou a ocorrência às 23h31.

Os policiais militares foram informados de um furto de um Ford Fiesta Prata ocorrido na cidade de Ibirama por volta das 20h, e iniciou as buscas pelo veículo.

Informações indicavam que o autor do furto havia seguido para a cidade de Blumenau.

O comunicante da ocorrência e proprietário do veículo, um homem de 21 anos, relatou aos policiais que viu seu primo furtando o veículo e fugindo.

Após o furto, a vítima também constatou a falta de cartões de crédito e alguns pertences.

A guarnição da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) viu o carro furtado nas imediações da rua Vereador Romário da Conceição Badia, e constatou que o condutor era realmente o primo do comunicante.

Ao ser dada voz de abordagem, mediante gestos, verbalização, sinais sonoros e luminosos, o autor não parou o carro e iniciou fuga em direção à rua Fritz Koegler.

Foi solicitado apoio de outras guarnições via rádio, tendo em vista que o autor conduzia o veículo perigosamente e em alta velocidade.

O autor entrou na rua José Manoel Gouvêia, onde fez uma manobra brusca e, ao retornar, acelerou o carro com o intuito de atingir os policiais que estavam em seu encalço, utilizando o veículo como arma.

Ele jogou o veículo contra a guarnição, bateu em uma motocicleta policial e a empurrou contra o muro de uma residência.

O motociclista conseguiu pular antes do impacto e evitou ser atingido.

Mesmo após bater intencionalmente contra a moto policial, causando dano ao patrimônio público, o autor continuou a fuga.

Ele retornou pela rua José Manoel Gouvêia, saindo próximo ao viaduto que dá acesso a via expressa, invadiu a pista contrária e bateu contra um meio-fio.

O pneu dianteiro esquerdo estourou, e o condutor do Fiesta, ainda transitando na contramão, quase bateu de frente com uma Honda CG que vinha em sentido contrário, mas o motociclista conseguiu desviar.

Mesmo com o pneu estourado e colocando a vida de diversas pessoas em risco, o autor seguiu a fuga pela rua Éclair Martins da Silva, na contramão, realizando ultrapassagens em local proibido e quase batendo de frente com veículos que vinham em sentido contrário.

Em determinado momento, entrou na rua Matilde Bento, abriu a porta do carro e fugiu a pé, invadindo uma residência após pular a cerca.

A guarnição seguiu no seu encalço e, após ouvir gritos de socorro dentro da residência de uma senhora, arrombou a porta para acessar o interior para salvaguardar a integridade física dos moradores, uma vez que o autor estava visivelmente alterado.

Na residência havia três mulheres e duas crianças. O acesso rápido à residência foi necessário para evitar que o autor fizesse algum morador de refém, já que sua intenção era não ser capturado pelos policiais.

O autor estava visivelmente sob efeito de entorpecentes.

Ao perceber que os policiais estavam no seu encalço, pulou um muro de aproximadamente dois metros e outros muros, entrando em outras residências.

Ele corria com uma das mãos na cintura, possivelmente em posse de uma arma de fogo.

Com o apoio de diversas viaturas policiais, foi realizado o cerco para capturá-lo.

Um morador informou que viu o autor correndo com um revólver.

Durante as buscas, o autor foi visto por um dos policiais em cima do telhado de uma residência.

Ao receber voz de abordagem, ele levou a mão na cintura e retirou um objeto preto, não identificado no momento devido à baixa luminosidade.

Enquanto a guarnição realizava o cerco, houve uma ligação ao 190 informando a localização do suspeito, que foi abordado por um sargento, que acompanhou e apoiou no desenvolvimento da ocorrência.

Apesar de diversas buscas, a suposta arma não foi encontrada, já que o autor passou por diversos locais, facilitando a dispensa.

Devido à fuga por muros e telhados, o autor apresentou pequenas escoriações nas pernas e braços.

Questionado, ele reservou-se ao direito de permanecer em silêncio, limitando-se a dizer que usou crack, thinner e cola de sapateiro.

Após receber voz de prisão, ele foi encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP) e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil com o veículo e os pertences furtados.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.