A Polícia Civil prendeu em flagrante, na quarta-feira (17), um homem que tentava aplicar o “golpe do presente” em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. A ação foi coordenada pelo delegado Osnei Valdir de Oliveira.
De acordo com os policiais, para a execução do crime, os estelionatários entram em contato com vítima dizendo que têm uma entrega, momento em que informam que haverá a cobrança de uma pequena taxa e o pagamento ocorrerá no local.
Porém, em geral, os criminosos alteram para um valor muito superior, que é debitado da conta da vítima. Além disso, eles obtêm dados para clonagem dos cartões.
O golpe, que é bastante disseminado em São Paulo, vem sendo aplicado com frequência no estado de Santa Catarina nos últimos meses.
O homem preso em Balneário Camboriú confessou que veio para Santa Catarina com outros comparsas para cometer tais crimes, e para os deslocamentos na cidade utilizavam motos com placas adulteradas.
Ele também utilizava uma caixa térmica para fazer crer que se tratava de um entregador, além da cesta de chocolate e um kit de perfumaria de marcas conhecidas no mercado, utilizados para ludibriar as vítimas.
O homem foi autuado em flagrante pela prática dos crimes de estelionato na forma tentada e adulteração de sinal identificador.