Um homem de 40 anos morreu nesse domingo (7) após ter um surto e tentar ferir diversas pessoas com uma faca em Blumenau. De acordo com a Polícia Militar, ele foi detido e colocado dentro da viatura até a chegada do Samu, mas passou mal e morreu. A causa da morte será apontada após perícia.
O fato foi registrado por volta das 18h30 na Rua Babilônia, no bairro Fortaleza. A PM se dirigiu ao endereço após ser informada de que um homem em surto estava agressivo e atacando a população. No local, os policiais visualizaram o suspeito, que estava visivelmente em surto, e ordenaram que ele ficasse em posição de abordagem.
O homem, porém, desobedeceu às ordens e precisou ser imobilizado. Após contê-lo, os policiais o colocaram no compartimento de condução de preso, uma vez que ele representava riscos a si mesmo e aos demais presentes. Além disso, diversas pessoas acompanhavam a situação no local, o que também gerava risco ao preso.
Conforme testemunhas, o homem sacou a faca dentro de um bar e saiu para a rua, onde tentou atacar diversas pessoas. Duas delas ficaram feridas: um homem de 35 anos, que foi atingido no braço esquerdo ao tentar impedir o suspeito de esfaquear um senhor; e um homem de 47 anos, que machucou ao joelho ao tentar impedir que o suspeito atacasse pessoas que passavam pela rua.
Depois de coletar as informações, os policiais tentaram obter o depoimento do agressor, mas o mesmo respondia às perguntas com frases desconexas e permanecia em surto. Mais viaturas chegaram no local, e a guarnição decidiu levar o preso a um lugar seguro, longe da população, enquanto ainda aguardava a chegada do Samu. Desta forma, se dirigiu até a Rua Fritz Koegler.
Após manobrar a viatura, os policiais verificaram novamente a situação do agressor, encontrando-o inconsciente. A guarnição então iniciou as manobras de ressucitação cardiopulmonar, acionado mais uma vez o Samu com prioridade. A equipe médica chegou ao local logo depois, mas nada pode fazer pelo homem, que morreu.
A Polícia Científica foi acionada e encaminhou o corpo do homem ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por perícia. Segundo testemunhas, ele morava nas proximidades, mas nenhum familiar foi encontrado. A carteira, os documentos e o celular dele foram entregues à Polícia Civil – bem como a camisa e a faca usada por ele, que havia sido retirada dele por populares. Segundo a PM, na carteira também foram encontrados resquícios de cocaína.
Por fim, a PM destacou que o homem danificou a viatura com chutes, causando danos nas laterais do veículo e afundando e quebrando o revestimento do compartimento de condução de preso.