A Delegacia de Proteção a Animais Domésticos do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal da Capital, prendeu em flagrante um homem pelos crimes de maus-tratos qualificado contra cão e tráfico de drogas, no bairro Saco Grande, em Florianópolis. A ação aconteceu na terça-feira (4).
As denúncias mencionavam que o cão da raça american bully era mantido sempre acorrentado, com diversas fezes no local, sem abrigo adequado, exposto ao sol e à chuva, e sem água disponível. Mesmo notificado previamente em mais de uma oportunidade pelo órgão municipal, o tutor não promoveu as devidas melhorias ao bem-estar do animal, sendo que, em verificação conjunta pelas instituições, o cachorro permanecia nas mesmas condições, inclusive com risco à sua integridade física devido ao tamanho da corrente utilizada.
Ainda, durante a diligência de fiscalização, foram encontrados 350 comprimidos de ecstasy, três porções de cocaína, 16 frascos de óleo de cannabis e uma balança de precisão, além de dois carregadores de armas de fogo de uso restrito.
O homem foi preso em flagrante e o cão foi resgatado pela Diretoria de Bem-Estar Animal da Capital, que realizará os devidos procedimentos até eventual encaminhamento para adoção responsável. Formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial da Capital, o preso permaneceu à disposição do Poder Judiciário.