A Polícia civil prendeu em flagrante um homem pelo crime de maus-tratos qualificado contra cão em São José, na Grande Florianópolis.
A ação da Delegacia de Proteção a Animais Domésticos do Departamento de Investigação Criminal da Capital, em parceria com a Diretoria de Bem-Estar Animal de São José, aconteceu no bairro Ipiranga, nesta segunda-feira (17).
As denúncias mencionavam que um cão, sem raça definida, era mantido para guarda em terreno. O bicho estava em péssimas condições de saúde e de salubridade, sem água e alimentação adequados.
Após algumas diligências de fiscalização, o tutor apresentou resistência às determinações iniciais da Diretoria de Bem-Estar Animal de São José, inclusive apresentando comportamento agressivo.
Nesta segunda, as equipes retornaram ao local e constataram que o cão continuava em um ambiente muito sujo, com água com limo e com problemas de saúde na pele e diarreia intensa.
O autor alegou dificuldades financeiras e havia sido ofertado atendimento clínico gratuito pelo órgão municipal. O homem foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos qualificado a animal.
O cão foi resgatado pela Diretoria de Bem-Estar Animal de São José , que promoverá os devidos encaminhamentos até eventual adoção responsável.
Formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial de São José, o preso permaneceu à disposição do poder judiciário.