Um homem foi preso em flagrante nesta terça-feira (26), em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, acusado de matar e se alimentar de cães e gatos recolhidos nas ruas. O caso chegou às autoridades por meio de uma denúncia anônima, que levou a uma operação conjunta da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e da Polícia Militar.
Durante a abordagem, realizada no bairro Vila Nova, o suspeito, de 29 anos, resistiu à prisão e precisou ser algemado para garantir a segurança dos agentes. Ele chegou a confessar o crime, afirmando que sacrificava os animais para consumo próprio. A mãe do homem confirmou os fatos e relatou que os restos dos bichos eram armazenados na geladeira da residência. Há imagens em redes sociais dele preparando os alimentos.
De acordo com a investigação inicial, o acusado pegava cachorros e gatos em situação de rua, matava os animais e utilizava a carne para se alimentar. O delegado Willer Pereira de Lima destacou que o crime é enquadrado como maus-tratos a animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais, e não permite o arbitramento de fiança.
Após ser conduzido à Central de Flagrantes de Itajaí, o homem foi encaminhado ao Presídio de Barra Velha, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele deverá ser apresentado em até 24 horas em audiência de custódia. A investigação segue em andamento para apurar os motivos que levaram à prática do crime.