A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu na madrugada desta quarta-feira, 22, um homem suspeito de aplicar golpes de extorsão utilizando o falso sequestro como forma de intimidar as vítimas. O crime ocorreu na área continental de Florianópolis e o suspeito é apontado como autor de outras duas ocorrências com o mesmo modus operandi registradas neste mês.
Nas três situações, os golpes aconteciam sempre durante a madrugada, por volta das 4h, quando os criminosos ligavam para as vítimas — em sua maioria idosos — afirmando estar com um familiar sequestrado. Durante as ligações, pediam valores em dinheiro e orientavam que o montante fosse deixado em uma sacola no portão ou jogado pela janela das residências.
Na ocorrência mais recente, registrada na madrugada desta quarta-feira, 22, uma mulher de 77 anos recebeu uma ligação em que os golpistas exigiam R$150 mil para liberar seu filho. A vítima informou que possuía apenas R$15 mil, quantia que foi colocada em uma sacola e deixada no portão, conforme orientação dos estelionatários.
Durante o deslocamento para o atendimento da ocorrência, os policiais perceberam a movimentação suspeita de um veículo que, ao avistar a viatura, deu ré e entrou em uma rua próxima. A guarnição realizou a abordagem e localizou no interior do automóvel a sacola com a quantia em dinheiro que havia acabado de ser retirada da residência da vítima.
O suspeito acabou confirmando a participação no crime e relatou integrar uma quadrilha que pratica o golpe do falso sequestro em diferentes cidades. No veículo, foram apreendidos também o celular utilizado durante as ligações e outros materiais de interesse investigativo.
O homem foi conduzido à Central de Plantão Policial, juntamente com os objetos apreendidos.
A atuação exemplar e o tirocínio dos policiais militares foram fundamentais para identificar o suspeito e interromper a sequência de crimes que vinham gerando prejuízo e pânico em famílias da região.
O 22º BPM segue intensificando o policiamento e as ações preventivas no combate a fraudes e estelionatos, reafirmando o compromisso da Polícia Militar de Santa Catarina com a segurança da população.