Homem é preso por aplicar o ‘golpe do presente’ em Balneário Camboriú

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Por: Luan Tamanini

19/01/2024 - 14:01 - Atualizada em: 19/01/2024 - 14:45

Um homem que tentava aplicar o golpe do presente foi preso pela Polícia Civil nessa quarta-feira (17) em Balneário Camboriú. A ação foi coordenada pelo delegado Osnei Valdir de Oliveira.

Para a execução do crime, os estelionatários entram em contato com vítima dizendo que tem uma entrega, momento em informam à vítima que terá a cobrança de uma pequena taxa e o pagamento ocorrerá no local. Porém, o criminoso altera para um valor muito superior que é debitado da conta da vítima, além da obtenção de dados para clonagem dos cartões.

O golpe que é bastante disseminado em São Paulo e vem sendo aplicado com frequência no estado de Santa Catarina nos últimos meses. O homem preso nessa quarta-feira, inclusive, é oriundo de São Paulo, onde já havia sido preso pelos crimes de roubo e estelionato nesta modalidade.

O criminoso confessou que veio para Santa Catarina com outros comparsas para cometer tais crimes, e para os deslocamentos na cidade utilizavam motocicletas com placas adulteradas.

Além da motocicleta adulterada, o criminoso utilizava uma caixa térmica para fazer crer que se tratava de um entregador, além da cesta de chocolate e um kit de perfumaria de marcas conhecidas no mercado, utilizados para ludibriar as vítimas.

O homem foi autuado em flagrante pela prática dos crimes de estelionato na forma tentada e adulteração de sinal de identificador, sendo encaminhado para o sistema prisional do Estado.