A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (1), operação que prendeu um homem suspeito de armazenar e comercializar material relacionado a abuso sexual infantojuvenil na internet. A ação ocorreu durante o cumprimento de um mandado de prisão e dois mandados de busca e apreensão, em Florianópolis.
Por meio de técnicas de investigação cibernética, a PF conseguiu identificar o suspeito e o local de onde o crime era praticado. As diligências ainda revelaram que ele utilizava métodos sofisticados para dificultar sua identificação, como a utilização de dados de terceiros para a criação de perfis e contas de e-mail falsas, mascaramento de IP, e identidades de laranjas. O preso também praticava a lavagem dos valores obtidos com a venda do material ilegal.
As buscas foram realizadas, na residência do suspeito, onde ele foi localizado e preso, e em seu local de trabalho. Durante a ação, os policiais apreenderam equipamentos de informática, celulares e mídias de armazenamento.
As investigações terão continuidade com a análise do material apreendido, que poderá levar à identificação de outros envolvidos. O homem preso é reincidente, tendo já respondido anteriormente na Justiça por crimes da mesma natureza.