Homem é preso em operação contra o roubo de cargas em Corupá

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Por: Claudio Costa

30/10/2020 - 10:10 - Atualizada em: 30/10/2020 - 11:41

Um homem suspeito de envolvimento em um esquema de roubo de cargas de fertilizantes e agrotóxicos foi preso em Corupá.

O mandado de prisão temporária foi cumprido por agentes da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Jaraguá do Sul e da Deic (Diretoria Estadual de Investigação Criminal) na manhã desta sexta-feira (30).

 

 

A investigação da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Deic apura também a caça ilegal e os maus-tratos a animais.

O inquérito resultou no pedido de 11 mandados de prisão (três temporárias e oito preventivas) e de 21 mandados de busca e apreensão.

A Justiça deferiu os pedidos e expediu as ordens judiciais para a realização da operação.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

“O homem preso em Corupá atuava na comercialização dos produtos para o consumidor final, os agricultores. Ele atuava em associação com os demais integrantes da organização criminosa, receptadores das mercadorias roubadas”, comenta o delegado Osnei Valdir de Oliveira.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A quadrilha mantinha um galpão para armazenar os fertilizantes e agrotóxicos em São Francisco do Sul. O local tinha uma completa estrutura para estocagem e caminhões para fazer o transporte dos produtos. Tudo ilegal, sem respeitar normas fiscais e ambientais.

“A investigação começou em abril, com a recuperação de uma carga de açúcar em um alambique em Luiz Alves. Na sequência, nós verificamos uma grande incidência na subtração de cargas de fertilizantes e agrotóxicos”, comenta Oliveira, ao comentar que uma prisão preventiva foi cumprida contra o dono do alambique.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Apreensão de armas

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Jaraguá do Sul e Guaramirim. Em dois endereços, foram apreendidas sete armas e uma grande quantidade de munições. Apesar de as armas serem legais, a suspeita é de que estão sendo usadas na caça ilegal de animais silvestres.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

“Nós realizamos dois flagrantes de porte ilegal de arma de fogo em Barra Velha. Além das armas, nós apreendemos equipamentos para a realização da recarga das munições”, destaca o delegado.

Os mandados também foram cumpridos em Ilhota, no Vale do Itajaí, e Garuva, no Norte do Estado. Todos os presos na operação estão sendo conduzidos para a Central de Plantão Policial de Itajaí.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança