Um homem suspeito de envolvimento em um esquema de roubo de cargas de fertilizantes e agrotóxicos foi preso em Corupá.
O mandado de prisão temporária foi cumprido por agentes da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Jaraguá do Sul e da Deic (Diretoria Estadual de Investigação Criminal) na manhã desta sexta-feira (30).
A investigação da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Deic apura também a caça ilegal e os maus-tratos a animais.
O inquérito resultou no pedido de 11 mandados de prisão (três temporárias e oito preventivas) e de 21 mandados de busca e apreensão.
A Justiça deferiu os pedidos e expediu as ordens judiciais para a realização da operação.

“O homem preso em Corupá atuava na comercialização dos produtos para o consumidor final, os agricultores. Ele atuava em associação com os demais integrantes da organização criminosa, receptadores das mercadorias roubadas”, comenta o delegado Osnei Valdir de Oliveira.

A quadrilha mantinha um galpão para armazenar os fertilizantes e agrotóxicos em São Francisco do Sul. O local tinha uma completa estrutura para estocagem e caminhões para fazer o transporte dos produtos. Tudo ilegal, sem respeitar normas fiscais e ambientais.
“A investigação começou em abril, com a recuperação de uma carga de açúcar em um alambique em Luiz Alves. Na sequência, nós verificamos uma grande incidência na subtração de cargas de fertilizantes e agrotóxicos”, comenta Oliveira, ao comentar que uma prisão preventiva foi cumprida contra o dono do alambique.

Apreensão de armas
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Jaraguá do Sul e Guaramirim. Em dois endereços, foram apreendidas sete armas e uma grande quantidade de munições. Apesar de as armas serem legais, a suspeita é de que estão sendo usadas na caça ilegal de animais silvestres.

“Nós realizamos dois flagrantes de porte ilegal de arma de fogo em Barra Velha. Além das armas, nós apreendemos equipamentos para a realização da recarga das munições", destaca o delegado.
Os mandados também foram cumpridos em Ilhota, no Vale do Itajaí, e Garuva, no Norte do Estado. Todos os presos na operação estão sendo conduzidos para a Central de Plantão Policial de Itajaí.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):
Telegram