Um homem foi flagrado por câmeras de segurança deixando um explosivo no altar da Igreja Matriz Santo Estanislau, em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, na tarde de quarta-feira (30). O artefato foi acionado e deixado sob um pano, em frente ao sacrário. Após o ato, o suspeito saiu correndo do local.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. O homem é suspeito de dano qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso, podendo ainda responder por outros crimes. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, afirmou nas redes sociais que o suspeito já foi identificado, mas sua identidade ainda não foi divulgada.
A igreja, que fica no bairro Alto Paraguaçu, é considerada a maior construída por imigrantes poloneses na América Latina. A instituição registrou boletim de ocorrência e o local passará por perícia nesta quinta-feira (31). Imagens e outras evidências estão sendo coletadas, e testemunhas do crime estão sendo procuradas.
O crime de vilipêndio a objeto de culto religioso está previsto no artigo 208 do Código Penal e prevê pena de detenção de um mês a um ano, ou multa, para quem escarnecer publicamente de alguém por motivo religioso, perturbar cerimônia ou vilipendiar ato ou objeto de culto.