Um homem de 48 anos morreu na manhã de domingo (24) após passar mal durante uma trilha na Pedra da Tartaruga, em Garuva, no Norte de Santa Catarina. O local é um dos pontos turísticos da cidade e possui acesso difícil.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h e chegou a tentar o resgate com o apoio de um helicóptero, mas as condições climáticas impediram a aproximação aérea. Com isso, as equipes percorreram cerca de 75 quilômetros de estrada e, em seguida, caminharam 4,5 quilômetros pela trilha até chegar ao local da ocorrência.
De acordo com os bombeiros, a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória e recebeu manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) realizadas por dois guias — um deles Bombeiro Voluntário — até próximo do meio-dia. Quando os bombeiros militares chegaram, o homem já havia falecido.
A retirada do corpo foi feita com o uso de uma maca equipada com roda de transporte até a ambulância do Serviço de Urgência e Emergência (Samu). A operação durou aproximadamente 2h30.