A segurança pública de Joinville avança mais uma vez com a formação do primeiro Grupamento de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), composto por 12 agentes que concluíram o curso de Ações Táticas da Guarda Municipal.
A solenidade de conclusão do curso ocorreu na terça-feira (9), na Unisociesc, com a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin, do secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, de comandantes das forças de segurança de Joinville, além de familiares, amigos e convidados da corporação.
Preparado para atuar em situações de alta complexidade, o novo grupamento fortalece o trabalho da Guarda Municipal de Joinville e amplia a sua atuação, oferecendo mais segurança à comunidade.
Segundo o prefeito Adriano Silva, a Prefeitura de Joinville investe permanentemente na área da segurança pública, tendo entre as prioridades qualificar a Guarda Municipal.
“Além de termos aumentado a nossa Guarda Municipal de 35 para mais de 130 agentes, agora estamos formando um grupo especializado em ações graves. Joinville é uma das cidades mais seguras do Brasil graças à união das forças de segurança e à ação da Guarda Municipal. O investimento em equipamentos, em mais guardas e a formação desse novo grupo especializado nos dá mais condições para continuarmos avançando e oferecendo mais segurança para todas as famílias”, destaca o prefeito.
A importância da qualificação da Guarda Municipal como estratégia para manter o bom desempenho de Joinville na área da segurança pública é reiterada pelo secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.
“Procuramos sempre fortalecer as instituições de segurança pública, especialmente a nossa Guarda Municipal, que é uma força local de referência nacional e com grande proximidade da população. Investimos em material humano e em tecnologia e, agora, contamos com um grupamento especializado”, afirma o secretário.
Formação para atuar em situações de alta complexidade
Os 12 guardas municipais de Joinville que concluíram o curso de Ações Táticas passaram pela formação com regime de semi-internato que teve duração de 42 dias e carga horária de aproximadamente 500 horas.
Durante o período, os agentes passaram por criteriosas avaliações físicas e psicológicas. Também participaram de aulas teóricas, práticas de defesa pessoal e de tiro, com habilitação para o uso de armas longas.
A formação preparou os guardas municipais para atuar em situações de alta complexidade, como ocorrências com agressor ativo, técnicas de tiro em ambientes confinados, controle de distúrbios, atendimentos pré-hospitalares, atuação em áreas de invasão e atendimento a grandes eventos.
“Com o curso, a Guarda de Joinville está capacitada a atender situações que exigem alto grau de treinamento, nas quais o agente precisa estar no mais alto nível da sua capacidade técnica e psicológica. A formação coloca a Guarda Municipal em posição de igualdade frente a outras forças de segurança, garantindo mais proteção à sociedade”, afirma o comandante da Guarda Municipal de Joinville, Gabriel Colin.
Há quatro anos como integrante da Guarda Municipal de Joinville, Sidnei Beling é um dos 12 agentes que formam o novo grupamento de Ações Táticas. Designado o xerife da turma, Beling destaca o nível de exigência da formação.
“Foi um curso bastante intenso, muito técnico, onde foram exigidos o nosso condicionamento físico e psicológico. Fomos muito bem preparados por instrutores que são referência nacional e é um grande diferencial para a nossa Guarda Municipal”, diz.
Além de exercer as atividades diárias na corporação, os guardas municipais que compõem o grupamento de Ações Táticas passam a receber treinamento permanente para atuar nas situações de alta complexidade.