Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Guaramirim anuncia medidas para reforço da segurança nas Unidades Escolares

Por: Pedro Leal

11/04/2023 - 14:04 - Atualizada em: 11/04/2023 - 15:13

A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou na noite de ontem a adoção de medidas para o reforço da segurança nas Unidades Escolares. As ações foram decididas em reunião com a participação da Polícia Militar, da Câmara de Vereadores, dos diretores das Escolas e CEIs e de representantes das Associações de Pais e Professores (APPs).

Uma das medidas anunciadas é a contratação de vigilância, cuja licitação está sendo providenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali). O prazo do processo licitatório é de cerca de 30 dias.

Pelo Consórcio também está em andamento uma licitação para instalação de câmeras de videomonitoramento, mas a Prefeitura destaca que as 25 Unidades Escolares de Guaramirim já possuem sistema de vigilância por vídeo, investimento que vem sendo realizado desde o início do ano passado.

Confira outras ações que serão realizadas:

  1. Licitação de serviços de câmeras de monitoramento e vigilância (realizado via Consórcio Cigamvali).
  2. Entrada nas Escolas da Rede Municipal de Ensino restrita aos estudantes e profissionais da Educação. Os pais que desejarem entrar em contato com a equipe poderão agendar atendimento via WhatsApp e, em caso de urgência, se dirigir à direção da unidade.
  3. Fechamento dos portões após a entrada dos estudantes, feita somente após identificação dos mesmos.
  4. Repasse financeiro extra às APPs para uso exclusivo em investimentos na segurança escolar.
  5. Elaboração de Plano de Evacuação e Contingência individualizado por Unidade Escolar.
  6. Aquisição e implantação de sirenes de emergência que poderão ser acionadas em situações extremas, com o objetivo de alertar a vizinhança de que algo grave está acontecendo, unindo assim a comunidade do entorno no enfrentamento de adversidades.
  7. Intensificação de rondas do Programa Escola Protegida, da Polícia Militar.
  8. Realização de treinamento para os profissionais da Educação voltada à instrução da melhor conduta a ser adotada em casos de violência nas Escolas e Centros de Educação Infantil.
  9. Levantamento de sugestões das APPs para melhorias em cada Unidade Escolar, possibilitando assim a identificação das necessidades específicas de cada Escola ou CEI.
  10. Realização de análise técnica das sugestões para identificação da viabilidade e efetividade das melhorias sugeridas.
  11. Avaliação da possibilidade de instalação de equipamentos detectores de metais na entrada das Escolas e CEIs da Rede Municipal.
  12. Ampla divulgação dos canais oficiais de comunicação para denúncia e envio de informações sobre possíveis ameaças e ataques contra as escolas, como o Escola Segura, do Ministério da Justiça (mj.gov.br/escolasegura) e o Disque Denúncia, da Polícia Civil (pelo telefone 181).

A Prefeitura salienta que o investimento em segurança nas Escolas vem sendo realizado constantemente. Além da instalação de câmeras em todas as Unidades, também já foram atendidas diversas solicitações da comunidade escolar para construção de muro, levantamento de cerca, aquisição de portões e instalação de portões eletrônicos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).