A Defesa Civil estadual divulgou na manhã desta sexta-feira (17) novo alerta para acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de
granizo na região da Grande Florianópolis. O aviso é reforçado pel oInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta vermelho de grande perigo com grande acumulado de chuva também para o Vale do Itajaí.
Conforme os avisos, os volumes de precipitação devem ficar acima de 60mm ou até 100mm no dia. O alerta inclui ainda grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas.
Decretos de Emergência
A forte chuva que atingiu Santa Catarina nesta quinta-feira (16) fez com que sete cidades catarinenses decretassem situação de emergência: Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, TIjucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema.
O Decreto de Emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população, com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou o atendimento de mais de 234 ocorrências, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte. com 280 milímetros.
Florianópolis registrou 169 milímetros em apenas três horas e 250 milímetros nas últimas 24 horas Ao longo do dia, a capital catarinense registrou ocorrências no Centro, no bairro João Paulo, em Santo Antônio de Lisboa, no bairro Sambaqui e no Rio Vermelho.
De acordo com a prefeitura, foram 70 ocorrências ao todo, sendo dez deslizamentos e colapsos de muros, quatro desabamentos de residências e seis interdições. O decreto de situação de emergência foi publicado por volta das 21h30min de quinta-feira.