Governo do Estado anuncia que irá fechar comportas da barragem de José Boiteux

Fotos: Rafael Dell Antonia / Rio do Sul do Alto

Por: Luan Tamanini

07/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 07/10/2023 - 19:40

O Governo de Santa Catarina anunciou no início da noite deste sábado (7) que irá fechar as duas comportas da Barragem Norte, em José Boiteux. A medida é essencial para conter as cheias na região do Vale do Itajaí, podendo alterar em até 2 metros o nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau.

Maior barragem de contenção de cheias do Estado, a barragem Norte conta com o volume de 357 milhões de metros cúbicos. Ela possui altura máxima de 60 metros e comprimento aproximado de 400 metros.

Na última medição divulgada, a barragem de José Boiteux estava com 25,30 metros, o que representa 31,10% do seu reservatório.

Conflito com indígenas

No entorno da Barragem Norte estão estabelecidas comunidades Indígenas. Devido à falta de diálogo e de Estudo de Impacto Ambiental na época de construção, surgiu uma relação conflituosa com as comunidades Indígenas – o que resultou em depredações aos equipamentos e as instalações da barragem.

No ano de 2014, a estrutura foi invadida pela comunidade, impossibilitando a operação, manutenção e segurança da barragem. Durante a invasão, foram danificados praticamente todos os componentes hidráulicos, elétricos e mecânicos da barragem.

Atualmente a Estrutura pode ser operada, de forma emergencial, pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) através de bombas hidráulicas externas – o que será feito na atual situação.

Para que a barragem volte a normalidade, estão em processo de contratação ações de regularização do Licenciamento Ambiental da Barragem, elaboração de Projeto Executivo de Recuperação e Estudo de Impacto Socioambiental junto as comunidades indígenas. Da mesma forma está prevista a contratação da Execução do Canal Extravasor, que não foi previsto no projeto inicial de construção da Barragem.

Ituporanga e Taió

Outras duas barragens são essenciais para conter as cheias no Vale do Itajaí: a barragem de Ituporanga e de Taió, ambas no Vale do Itajaí.

Conforme a Defesa Civil, a barragem de Ituporanga apresentava um montante de 28,51 metros às 16h deste sábado, o que representa uma ocupação de 77,16%. Neste momento, três das quatro comportas da barragem estavam fechadas – mas o governador Jorginho Mello já ordenou o fechamento da quarta comporta. Não há, porém, dados atualizados sobre a situação da barragem, que comporta até 32 metros de água.

Já a barragem de Taió, que pode comportar até 24 metros de água, já tem uma ocupação de 85,54%. Segundo a Defesa Civil, a barragem apresentava um montande de 21,25 metros às 16h. Todas as sete comportas estão fechadas.

Notícias no celular

Whatsapp