Governo de SC explica em vídeos o que caracteriza assédio sexual no trabalho; confira

Foto: Divulgação/Secom

Por: Elisângela Pezzutti

30/09/2023 - 13:09 - Atualizada em: 30/09/2023 - 13:58

O Governo de Santa Catarina está divulgando uma série de quatro vídeos que explicam o que caracteriza assédio sexual no ambiente de trabalho. Produzidos pela Secretaria de Comunicação com especialistas do próprio Executivo, as peças têm o objetivo de conscientizar os servidores públicos sobre o tema e orientar as vítimas de assédio sexual a denunciar e buscar ajuda.

A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). Lançado em agosto, o programa tem apoio da Secretaria de Administração, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e da Polícia Civil.

O vídeoAssédio Sexual – O que é?” traz uma lista de práticas que são caracterizadas como assédio sexual, entre elas, piadas com conotação sexual ou pejorativas referentes à sexualidade e/ou às escolhas sexuais dos colegas. A psicóloga da Secretaria da Administração, Rafaela Trevisan, explica os impactos físicos e psicológicos na saúde da pessoa assediada.

O vídeo Assédio Sexual Vertical explica o assédio por chantagem, caracterizado pelo uso das relações de poder, geralmente superioridade hierárquica, para obter vantagem ou favorecimento sexual. A gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, Débora Nunes Barbosa, explica que para o assediado está em questão a carreira, o sonho, o próprio sustento financeiro. “Esse assédio é uma violência e também um crime”.

O vídeo Assédio Sexual Horizontal traz um caso de assédio sexual no trabalho sem hierarquia envolvida. Ele ocorre por meio de reiteradas e insistentes provocações sexuais sem o consentimento da outra pessoa. A diretora de Integridade e Compliance da CGE, Marisa Zikán da Silva, explica que a prática causa prejuízo ao ambiente de trabalho, que precisa ser seguro e sadio.

O vídeo Assédio Sexual Intimidação explica o assédio sexual caracterizado por provocações sexuais que prejudicam a atuação profissional da vítima, criando situações intimidadoras e humilhantes. Delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, Gustavo Kremer explica que a conduta é criminosa, com pena de até dois anos de detenção.

O Programa – Além dos vídeos, o Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho preparou uma cartilha e um site com orientações sobre o tema, com destaque para os canais de denúncia e apoio às vítimas de assédio sexual.

*Com informações da Agência Catarinense de Notícias

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.