Governo brasileiro fecha quase todas as fronteiras terrestres e mantém entrada apenas por aeroportos

Por: Tanara Fagundes

19/03/2020 - 15:03 - Atualizada em: 19/03/2020 - 15:50

O Governo de Jair Bolsonaro decretou, nesta quinta-feira (19), o fechamento de quase todas as fronteiras terrestres, como medida de tentativa de contenção do Coronavírus.

A decisão veio na crista de outros países, como o Canadá, que ainda esta semana também adotou a mesma atitude para com estrangeiros.

O único país com o qual o Brasil ainda mantém a fronteira aberta é o Uruguai. Isto porque ambos os governos estão em fase de negociação quanto ao fechamento ou não das vias terrestres.

Entretanto, a entrada de estrangeiros por vias aéreas permanece liberada. O Ministério da Justiça não explicou o porquê de as fronteiras aéreas permanecerem abertas.

O governo já havia interditado nesta semana o fluxo terrestre com a Venezuela. A nova portaria interrompeu também a entrada de estrangeiros vindos de Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

A entrada de brasileiros, bem como a de imigrantes que tem autorização de residência permanente no país, continua liberada por terra. Os profissionais internacionais em missão e funcionários de governos estrangeiros que estão em parceria junto ao governo brasileiro também terão a entrada liberada.

De acordo com a portaria, nos demais casos, quem desrespeitar a decisão será deportado e ficará impedido de solicitar asilo no Brasil.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança