Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governador ordena fechamento das barragens de José Boiteux e Ituporanga com o apoio da PM

Foto: Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Por: Claudio Costa

08/10/2023 - 09:10 - Atualizada em: 08/10/2023 - 09:56

Em coletiva de imprensa, da sede da Defesa Civil de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello, no início da noite deste sábado (7), que foi determinado o fechamento da barragem de Ituporanga e de José Boiteux com o apoio da Polícia Militar.

“Temos ali uma questão indígena que vai ser avaliada e atendida, mas a barragem precisa ser fechada nesse momento para que tenhamos mais uma alternativa para contenção da água”, explica o governador, acrescentando que todas as estruturas do Governo estão mobilizadas, cada uma em sua área de atuação, para minimizar os impactos da enchente que atinge praticamente todo o estado.

Mello conclamou a população que mora em áreas de risco a buscar abrigo seguro nos municípios afetados pela enchente no Estado. O pedido se dá em meio à previsão de mais chuva neste domingo (8), e aos prognósticos técnicos que apontam que os rios podem atingir níveis expressivos de 14 metros, como em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“O Estado está unido, fazendo tudo o que pode ser feito, mas, neste momento o pedido é para que as pessoas busquem abrigo seguro, deixem as residências se for preciso. Nós precisamos resguardar o que mais importa, que é a vida das pessoas”, conclama Jorginho Mello.

O governador voltou a pedir que a população se proteja.

“É muita chuva em um curto período de tempo. Na próxima quarta-feira, a previsão é de mais chuva, então, estamos diante de um cenário pior do que o previsto, precisamos que as pessoas sigam as recomendações dos órgãos oficiais e preservem, em primeiro lugar, suas vidas”, frisa Jorginho Mello.

Acompanhado dos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar, Fabiano de Souza; da Polícia Militar, Aurélio José Pelozato da Rosa; e do secretário da Defesa e Proteção Civil, coronel Luiz Armando Schroeder Reis, o governador detalhou ações que o Estado vem adotando tanto na antecipação ao evento climático, quanto na pronta resposta à população atingida.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.