Golpe no Whatsapp se aproveita do Dia da Mulher

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/03/2018 - 15:03 - Atualizada em: 09/03/2018 - 22:30

Hackers aproveitaram o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), para aplicar golpes. Desde o fim de semana, mensagens estão sendo disseminadas pelo WhatsApp prometendo a entrega de um kit de maquiagem gratuito, bastando apenas preencher o cadastro em um site.

Mas o link que vem com o texto é uma armadilha. A campanha, na realidade, tem o objetivo de gerar ganhos para os criminosos a partir de anúncios exibidos na página de cadastro. Além disso, em alguns casos, também existe a tentativa de infecção do smartphone para um possível roubo de dados pessoais.

Quem alertou sobre a situação foi o Kaspersky Lab. A empresa de segurança aponta a similaridade do golpe com outro detectado recentemente, que prometia produtos da marca O Boticário de forma gratuita para quem acessasse um link determinado e preenchesse algumas informações.

Como é uma tentativa de golpe tradicional, felizmente as medidas para se proteger também são básicas. O usuário deve, o tempo todo, desconfiar de links enviados por meio de mensageiros ou redes sociais, principalmente quando eles acompanharem a promessa do recebimento de itens gratuitos, mesmo quando tais textos venham das mãos de contatos conhecidos.

Com informações do site Cantaltech.