O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina registrou um golpe no Norte do Estado. Nesta semana, pessoas ligaram para o MPF para dizer que receberam e-mails falsos em nome da instituição.

O MPF esclarece que não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório. Você somente receberá esse tipo de correspondência do MPF se tiver registrado denúncia ou solicitação na Ouvidoria ou na Sala de Atendimento ao Cidadão e tiver fornecido um e-mail para receber a resposta.

Caso você receba mensagem em nome da instituição com o pedido de dados pessoais ou com a indicação de link de acesso, pode se tratar de fraude eletrônica. A Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta para essas mensagens sejam deletadas sem serem abertas.

De acordo com Ministério Público Federal, o usuário não deve, em hipótese alguma, clicar em links, fornecer senhas e outras informações pessoais ou autorizar a instalação de programas recebidos por meio da mensagem.

Esse golpe de roubo de dados é conhecido como "phishing", definido na informática como uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando o usuário a sites falsos.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança