Com o apoio da Chevrolet do Brasil, a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville conseguiu reabilitar para rodar o primeiro carro de bombeiro da corporação, um GM fabricado em 1923 e adquirido em 1926.

Nesta segunda (23), o diretor das fábricas de motores, nos complexos de Joinville e São José dos Campos, Marcelo França Nascimento, e o gerente da planta em Joinville, Francisco de Oliveira, entregaram os pneus Firestone Aro 20 importados dos Estados Unidos especialmente para o veículo.

O GM 01-01 integrou a frota dos Bombeiros Voluntários de Joinville até o início da década de 1960. Atualmente, o veículo pertence ao acervo do Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários.

Foto: CBVJ/Divulgação

A carroceria em madeira, montada sobre um chassi de aço, ainda traz uma escada. Para comprá-lo, em assembleia-geral realizada no dia 3 de fevereiro de 1926, a sociedade aumentou a contribuição anual dos sócios de 6$000 para 8$000 reis.

O veículo, com 94 anos de fabricação, está em perfeitas condições, exceto pelos pneus, ressecados pelo tempo.

“Com a doação da GM, agora vamos usá-lo nos desfiles e em outros eventos festivos. Somos gratos à fábrica por nos ajudar a recuperar um dos símbolos mais queridos dos Bombeiros Voluntários, o primeiro veículo da frota,” disse o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Moacir Thomazi.

O diretor da GM ressaltou a satisfação em contribuir para manter a história viva da corporação.

“O nosso desejo é colaborar para que os Bombeiros Voluntários possam manter o trabalho maravilhoso, de proteger vidas e patrimônio”, disse Nascimento. “Estamos agradecimentos pela oportunidade de participar desse projeto com vocês”, completa.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança