Um gato-do-mato pequeno, chamado cientificamente como Leopardus guttulus, foi atropelado em Içara nesta quarta-feira, dia 14. O animal silvestre é considerado vulnerável na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, segundo a Portaria MMA N 148/2022. Os técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) foram até à Linha Zilli, onde ocorreu o episódio, e ficaram surpresos com o aparecimento do felino, pois seu habitat natural são matas fechadas.
“Essa situação reforça que a Fundai está na direção certa, pois desde fevereiro de 2021 a fundação vem exigindo de alguns empreendimentos, tais como loteamentos, que construam ‘passa-faunas ou travessias de fauna’ em áreas identificadas como de risco para atropelamento de fauna silvestre”, comentou o fiscal ambiental, Múcio Carlos Bratti Júnior. “Esse animal é pequeno, porém animais de porte maior também podem ir para as vias gerando risco, inclusive, aos motoristas”, completou.
O animal atropelado era considerado adulto e levanta a suspeita sobre a presença de outros felinos da mesma espécie na região.
“O que chamou muito a nossa atenção foi que este tipo de animal vive em matas fechadas e a região onde ele foi atropelado já foi alterada há muitos anos com a avanço da agricultura. Não sabemos ao certo o que, mas algo está ocorrendo para atrair esta espécie para essas áreas“, pontuou o fiscal.