A equipe do Programa Resgate de Fauna da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) comunicou o resgate mais um animal silvestre.

Trata-se de um gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), que acabou atropelado no bairro Santo Antônio na madrugada desta terça-feira (22).

 

 

“O próprio motorista socorreu o animal e o encaminhou a um veterinário conhecido seu. Depois de ser atendido, o espécime foi liberado e o munícipe o levou para casa no Ribeirão Grande do Norte nos ligando em seguida para ir buscá-lo”, explicou o biólogo da Fujama, Gilberto Duwe.

 

 

Já com equipe da Fujama, o animal voltou a ser encaminhado para avaliação veterinária.

“Ele segue em tratamento. A princípio não apresentou nenhuma fratura ou ferimento interno, mas parecia ainda estar em estado de choque por conta do atropelamento. Por enquanto segue internado para novos exames”, frisa Duwe.

Somente depois desse processo, os biólogos irão verificar se o gato-do-mato tem condição ou não de ser devolvido à natureza.

O gato-do-mato-pequeno é uma espécie em extinção sendo uma das espécies de felinos selvagens que compõe a fauna predomina na região de Jaraguá do Sul.

“Apesar do fato ocorrido, o aparecimento desses animais indica que sua população está se recuperando nas nossas matas”, observou.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito, ações policiais):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança