Com uma gestão que se aproximou da sociedade e das entidades de bem, após um ano de muito trabalho, gestão e planejamento, Garuva voltou a ser uma cidade segura. Os números são impressionantes. Realizando um comparativo, entre os anos de 2016 e 2017 os crimes graves diminuíram notavelmente na cidade.
Em 2016, foram doze homicídios. Já em 2017, apenas dois, sendo uma morte um confronto com a polícia. Em 2016, os números que mais chamaram atenção foram de roubos à residência, que chegaram a 28 assaltos. Em 2017, após serem realizadas ações ostensivas e de inteligência, os roubos normalmente ocorridos em áreas rurais diminuíram para apenas três.
Com uma estratégia de combate ferrenho às organizações criminosas e ao tráfico de drogas, a Polícia Militar do município de Garuva realizou 23 operações de combate às drogas, prendendo em flagrante 34 pessoas pelo crime de tráfico e associação ao tráfico.
A aproximação com o poder legislativo e executivo rendeu a assinatura por meio de lei do convênio de radiopatrulha, onde será realizado repasse mensal para custear manutenção do quartel e viaturas, além ainda de um convênio em conjunto realizado pela Prefeitura e Câmara de Vereadores para a doação de dois fuzis para a PM de Garuva. Também foi realizado o repasse pelo Fórum da Comarca de Garuva através do Poder Judiciário e Ministério público de duas armas de eletro-choque, modelo Spark, totalizando o valor de R$12 mil.
O vereador Paulo Guataçara, buscou recursos da pasta da agricultura para fazer a compra de uma viatura 4X4 para a PM do
município, que poderá se efetivar já no começo do ano “ Os agricultores reconhecem o trabalho da PM e vamos colaborar com a segurança pública do município”, disse.
Um dos projetos mais importantes, foi o repasse pelo deputado estadual Patrício Destro, que disponibilizou recursos para a construção de um campo de grama sintética para dar início ao projeto social Sentinela que irá atender 200 crianças e adolescentes. Projeto com apoio do clube veteranos e prefeitura municipal, a licitação está para ocorrer já no início de 2018.
O prefeito municipal Rodrigo David, em nota, agradeceu a forma ostensiva que a PM Garuva está trabalhando sob o comando do sargento Polsin e seus comandados. “Mesmo com efetivo reduzido, exponencialmente no último ano reduziu drasticamente todos os números da criminalidade”. Lembrou o envolvimento com a sociedade, a fim de aproximar essa entidade e transmitir ainda mais segurança. E comentou a participação do Executivo, que triplicou repasse ao programa radiopatrulha e do Legislativo sobre a sobra perante redução de custo na manutenção da estrutura e suporte em algumas das ações.
“Foi um ano de muito trabalho e que somos sabedores que fizemos a diferença na sociedade, promovendo paz social e tranquilidade pública, todavia não construímos este panorama sozinhos, agradeço todos os colaborados e em especial aos policiais que fazem parte da PM de Garuva, que lutaram de forma leal e sempre combateram um bom combate,” finaliza o Sargento Polsin.