Na madrugada de ontem, por volta das 3 horas da madrugada, os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul foram acionados para se deslocar até um conjunto de apartamentos na Rua Frederico Barg, no Baependi, em Jaraguá do Sul, após moradores terem ouvido um tremor e uma explosão. Ao chegar no local, os socorristas encontraram uma cratera de aproximadamente cinco metros de largura, por quatro de profundidade. O prédio foi rapidamente evacuado. Cerca de 18 pessoas foram retiradas do local. Toda a rua também foi isolada.
Durante a manhã, os técnicos da Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul estiveram no prédio e constataram que houve um rompimento de uma galeria que passa embaixo do imóvel. Equipes da Celesc também estiveram no local quando fizeram o desligamento da energia elétrica do prédio.
“Acordei às 2h para tomar remédio e escutei um barulho muito forte”, disse Marta Costa, de 59 anos. A retirada de pertences como documentos e roupas será agendada com a Defesa Civil para garantir que ninguém se machuque.
As causas do desmoronamento ainda serão apuradas por técnicos da Prefeitura que conversaram, inclusive, com o engenheiro responsável pela construção e o dono do imóvel. Para evitar problemas aos demais moradores da região, máquinas da Secretaria de Obras desobstruíram a galeria danificada. A Defesa Civil também solicitou informações junto ao Cadastro Técnico da Secretaria de Urbanismo, para ver se não houve irregularidades na construção do imóvel, edificado em 2011. Já a galeria em questão foi concluída em 2007.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Leocádio Neves e Silva, foram identificadas trincas no imóvel o que mostra o comprometimento do mesmo. “Estamos analisando os documentos do prédio e da galeria, e em breve emitiremos um relatório. Por hora o prédio permanece interditado sem previsão de liberação” declarou o secretário.
VEJA AS FOTOS