Na manhã desta terça-feira (25), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação EVALI, em combate ao comércio ilegal de cigarros eletrônicos (POD e VAPE).
Foram cumpridas dezoito ordens judiciais de busca e apreensão em três cidades de Santa Catarina, além do sequestro e bloqueio de bens, em desfavor de pessoas físicas e jurídicas investigadas.
Na operação, foram apreendidos R$ 247.950 em dinheiro e centenas de cigarros eletrônicos.
O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) iniciou na 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, sendo a competência declinada para a Comarca de Joinville, recaindo a responsabilidade na continuidade da investigação para a 20ª Promotoria de Justiça da Comarca do município.
A operação busca desarticular um grupo voltado à prática dos crimes de Associação Criminosa, Relações de Consumo e Lavagem de Dinheiro, o qual teria movimentado em apenas dois anos mais de 10 milhões de reais.
O esquema criminoso, sediado em Joinville, é responsável pela distribuição desses cigarros eletrônicos para diversas cidades do estado de Santa Catarina, abastecendo também outros estados da Federação, colocando em risco a saúde da população com a facilitação desse comércio, por meio de plataforma específica criada na Internet.
A operação conta com o apoio técnico da Secretaria do Estado da Fazenda na verificação da regularidade fiscal e da Polícia Científica de Santa Catarina na extração de elementos de interesse investigativo.
A operação intitulada “EVALI” faz referência à sigla em inglês definida como “E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury”, significando uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou produtos de vaping.