Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gaeco e PMSC deflagram operação para desarticular esquema de jogos de azar

Divulgação/PMSC

Por: Pedro Leal

07/09/2025 - 08:09 - Atualizada em: 07/09/2025 - 08:20

Na manhã de quinta-feira (4), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em conjunto com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/SC e Gaeco/RS), deflagrou a Operação Shutdown. A ação conjunta teve foco na prática ilícita de jogos de azar, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro nos territórios catarinense e gaúcho.

A operação teve como principal objetivo o enfrentamento e a repressão de uma associação criminosa, que buscava o enriquecimento ilícito por meio de jogos de azar. O nome da operação é uma referência à derrubada de dois sistemas de jogos online, alvos de uma investigação criminal da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul.

A investigação, que durou aproximadamente um ano, resultou na expedição de 13 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão. As autoridades também determinaram o bloqueio de valores em contas de pessoas e empresas ligadas aos crimes e o arresto de veículos e embarcações.

Polícia Civil deflagra operação “Falso Samaritano” contra desvio de doações destinadas a hospitais beneficentes

Em Santa Catarina, foram realizadas buscas e apreensões nos municípios de Rio do Sul, Florianópolis, Biguaçu e São José.

Ao todo, a operação resultou na prisão de 12 pessoas e na lavratura de três autos de prisão em flagrante. Os policiais apreenderam munições, máquinas e cadernetas com anotações de jogo do bicho e outros jogos de azar, além de uma grande quantidade de dinheiro em espécie. Veículos, embarcações, joias, relógios e outros itens de alto valor aquisitivo também foram arrestados.

A ação mobilizou cerca de 284 integrantes das forças de segurança, incluindo policiais militares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e membros do Gaeco. A operação contou com o apoio operacional da Secretaria Operacional (Secop), dos 13º, 21º e 24º Batalhões de Polícia Militar (BPM), com atuação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

O subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, destacou o sucesso da operação, “precisamos reforçar que essa atividade não tem espaço em nosso estado e nossas ações continuarão a ser conduzidas de forma rigorosa e coordenada para o enfrentamento da criminalidade, com foco total na segurança da população” afirmou o coronel.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).