Gaeco deflagra a Operação Deméter em Guaramirim e outras seis cidades

Foto: Arquivo/Divulgação

Por: Claudio Costa

22/07/2021 - 16:07 - Atualizada em: 22/07/2021 - 16:45

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) realizou uma Operação Deméter em Guaramirim e outras seis cidades de Santa Catarina e do Paraná.

A ação realizada nesta quinta-feira (22) investiga o possível comércio ilegal de agrotóxicos.

De acordo com o Gaeco, a ação ocorreu em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ituporanga e a da Polícia Militar.

 

 

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Aurora, Rio do Sul, Major Gercino, Imbuia, Ituporanga, Guaramirim e União da Vitória (PR).

Ao todo, foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão.

Eles foram cumpridos por policiais do GAECO, com o apoio do 13º Batalhão da Polícia Militar, da Polícia Militar Ambiental, da Fazenda Estadual, do Instituto Geral de Perícias e de técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento agrícola.

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ituporanga e o GAECO investigam um provável esquema criminoso envolvendo a comercialização e produção ilícita de agrotóxicos.

As apurações apontam na direção de possíveis crimes de organização criminosa e ambientais, além de delitos específicos da Lei de Agrotóxicos.

Os envolvidos comercializariam, de forma ilegal, agrotóxicos na região do Alto Vale do Itajaí e na região Oeste do Estado de Santa Catarina, bem como nas cidades paranaenses de Curitiba, Lapa, São José dos Pinhais e Quitandinha.

O nome da operação é um alusão à deusa da mitologia grega que representa a agricultura, a colheita, a fertilidade e a terra cultivada.

Mais detalhes da operação não podem ser revelados, pois a investigação encontra-se sob sigilo judicial.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito, ações policiais):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança