A chegada de uma frente fria, aliada ao forte calor pré-frontal que antecede o sistema, a instabilidade aumenta nesta terça-feira (13), em Santa catarina.

O tempo já começa a apresentar mudanças nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com a aproximação de áreas de instabilidade associadas a pancadas de chuva e trovoadas.

A chuva e os temporais atingem todas as regiões entre o final da manhã e a noite, podendo ser volumosa em curto espaço de tempo, resultando em risco para alagamentos e enxurradas.

Segundo a Defesa Civil de Santa catarina, o risco é alto nas áreas em laranja e moderada nas em amarelo no mapa para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas, a população nunca deve transitar em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado.

Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos.

Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e, em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199 ou Corpo de Bombeiros no 193.