Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fotos: Policiais penais participam de treinamento no Presídio Regional de Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

25/08/2022 - 07:08 - Atualizada em: 25/08/2022 - 08:02

Policiais penais participam durante essa semana de um treinamento no Presídio Regional de Jaraguá do Sul.

Nesta terça-feira (23), o OCP acompanhou aulas do curso de escolta de apenados ministrado por seis instrutores do Departamento de Polícia Penal.

Ao todo, 30 policiais penais de unidades prisionais de Porto União, Canoinhas, Mafra e Jaraguá do Sul participam das instruções.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O diretor do presídio, José Luiz Arbigaus, explica que a Polícia Penal recebeu novas atribuições com a sua criação e os servidores precisam se adaptar a essa nova realidade.

“Com a criação da Polícia Penal em outubro de 2021, as atribuições dos policiais penais cresceram. Porém, o departamento já vem se preocupando há alguns anos não só com treinamento, mas em uma reestruturação completa, inclusive com novos equipamentos de proteção individual. Recentemente, o Estado forneceu uniformes produzidos pela Invictus. São roupas confeccionadas especificamente para a realidade do Departamento de Polícia Penal e com uma qualidade muito boa”, comenta Arbigaus.

“A gente vê que há uma valorização do policial penal e esses cursos fomentam ainda mais o interesse do nosso servidor. É uma valorização da Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa. Eu entrei no departamento em 2014 e já vimos uma transformação. Mas, nos últimos anos, o sistema prisional catarinense evoluiu muito”, completa.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Parte da população acredita que o preso precisa sofrer além do que prevê a pena privativa de liberdade.

Arbigaus destaca que, ao contrário do que esse grupo pensa, o Estado tem que estar preparado para ressocializar o preso e garantir a integridade física dele.

“A gente precisa desmistificar isso. Se o apenado está preso preventivamente ou condenado, está para cumprir uma dívida com a sociedade. É óbvio que esse apenado vai receber qualificação de estudo, muitas vezes profissional. A gente tem que fazer com que esse indivíduo retorne para sociedade melhor, não simplesmente encarcerar e tirar a liberdade. Se o Estado não fizer nada e simplesmente devolver, ele vai voltar pior para sociedade e vai acabar retornando para cá. Investindo em qualificação e estudo, a gente consegue reduzir a reincidência. Muitas vezes a qualificação que ele recebeu aqui dentro acaba dando uma chance de um emprego lá fora e o ex-presidiário não vai voltar a cometer crimes”, ressalta.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Treinamento e formação continuada

Com o aumento das funções do policial penal, veio a necessidade de intensificação do treinamento e melhor formação desses servidores.

Segundo Vagner Leandro de Lima, gerente de Ensino e Formação da Academia de Administração Prisional e Socioeducativa, houve um curso de formação em 2019 muito restrito por causa da pandemia da Covid-19.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Com o distanciamento social, os novos policiais penais participaram de um curso de formação com apenas algumas partes presenciais.

Eles receberam presencialmente apenas o curso de escolta básico e o de tiro com habilitação na plataforma pistola.

“Então, a gente viu a necessidade de fazer os cursos continuados. Com as nossas novas atribuições, a gente criou o curso de Técnicas Policiais de Escolta. Os policiais penais recebem instruções de como retirar o preso de uma unidade prisional para outra dentro do Estado, sobre escolta interestaduais, escolta hospitalares e escoltas judiciais, esta última uma grande demanda nossa”, frisa Lima.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Além do curso de escolta, os policiais penais participaram de nivelamentos nas plataformas pistola e na carabina Taurus CTT .40.

Com isso, os policiais penais estão preparados para trabalhar em qualquer unidade prisional do Estado e atuar em qualquer grupamento tático de escolta.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.