Fotos: 14º BPM realiza a primeira operação de 2022 em Guaramirim

Por: Claudio Costa

04/02/2022 - 10:02 - Atualizada em: 04/02/2022 - 14:18

O 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizou a primeira operação de 2022 em Guaramirim. O comandante do batalhão, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, explica que esse é o início de uma série de ações que serão realizadas na região durante o ano.

 

 

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“O objetivo específico dessa operação é realizar a abordagem de pessoas que estejam portando armas de fogo, drogas ou mesmo com mandados de prisão. Com isso, nós buscamos diminuir os indicadores de crimes contra o patrimônio, roubos e furtos, tirando de circulação armas ilegais usadas nos assaltos e até homicídios”, destaca Valdeci.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Estabelecimentos como bares e boates tiveram atenção especial dos policiais militares que atuam na ação. Durante as abordagens, os PMs vão verificar questões de documentação (alvarás) e também se há menores frequentando os estabelecimentos.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Na noite desta quinta-feira (4), 25 policiais militares da Radiopatrulha, Canil, Rocam e Pelotão de Patrulhamento Tático foram mobilizados na 2ª Cia (Companhia) do 14ª BPM. Após o briefing feito pelo major Edson Jesus da Silva, o comboio com 11 viaturas saiu do quartel na região central da cidade para o trabalho concentrado nos bairros Corticeira, Caixa D’Água e Serenata.

Edson destaca que esse tipo de operação faz parte da rotina dos policiais militares. A Agência de Inteligência da 2ª Cia do 14ºBPM realizou um levantamento prévio das áreas com denúncias de tráfico de drogas e locais em que há pessoas mal intencionadas.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Duas equipes foram formadas pelos policiais militares durante a operação. Um grupo ficou responsável por realizar a varredura nos bares. O outro montou barreiras em pontos estratégicos para realizar as abordagem aos veículos.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“A Agência de Inteligência realiza o levantamento das informações obtidas na operação e oferece um termômetro de quem são as pessoas que estão transitando por Guaramirim. A gente vê que há muitas pessoas que não são daqui e até pessoas que vieram há pouco tempo pra cá. Inclusive, tivemos o caso do primeiro homicídio do ano em que a vítima estava na cidade há apenas 18 dias. O homem tinha diversas passagens e antecedentes”, frisa o major.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O comandante da 2ª Cia do 14º BPM lembra que as operações reforçam o trabalho feito diariamente pela Radiopatrulha na cidade. Diariamente, os policiais militares realizam abordagens no município. Esse trabalho ajuda a inibir a presença de pessoas que queiram cometer delitos na porta de entrada do Vale do Itapocu.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Em uma das abordagens no bairro Corticeira, os policiais militares prenderam um homem de 28 anos foragido por roubo. Ele estava foragido da Justiça do Estado de São Paulo e foi encaminhado para o Presídio Regional de Jaraguá do Sul.

Foto: Cláudio Costa/OCP News

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito, ações policiais):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança