De 20 de novembro a 10 de dezembro, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM), juntamente com as organizações governamentais, não governamentais e iniciativa privada, realiza a 10ª edição da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Com o slogan “Compromisso de Todos”, o poder público defende que a luta pelo Fim da Violência Contra Mulheres é um compromisso de toda a sociedade.

A Abertura da Campanha acontecerá no dia 20 de novembro, às 11h, com solenidade oficial de autoridades às 12h, aberta pelo Coral de Mulheres “Vozes que Não Calam”, da Guarda Municipal de Florianópolis. O evento contará com o lançamento do projeto “Floripa sem Racismo”, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e com a Assinatura do Pacto Estadual Maria da Penha, articulado pela Coordenadoria Estadual da Mulher, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, a Assembleia Legislativa através da Bancada Feminina e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Durante a tarde, os alunos do colégio EBIAS farão a exposição do trabalho de matemática “Feminicídio em Números” que apresenta os dados atuais da violência contra mulheres.

O evento contará também com tendas de atividades e com representantes de Redes de Acolhimento à Mulher, Roda de Conversa com Farah Diba Albuquerque sobre União Feminina e Mulheres Agricultoras ligadas ao projeto CEPAGRO da UFSC.

Sobre a campanha

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres teve início em 1991. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação da violência contra mulheres e pela garantia do respeito aos direitos humanos. Com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência de gênero, mais de 150 países do mundo participam desta campanha. O Brasil participa desta mobilização desde 2003.

Apesar de mundialmente ela começar no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher), o Brasil adere à campanha a partir do dia 20 novembro (Dia da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

A programação completa pode ser acessada pelo site: pmf.sc.gov.br/entidades/mulher

Serviço:

O quê: Abertura da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Quando: 20/11, das 11h às 17h

Local: Em frente à Catedral Metropolitana

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?