A Prefeitura de Florianópolis instaurou um gabinete de emergência para o monitoramento e gerenciamento das ações de enfrentamento às condições climáticas adversas. A administração municipal acompanha em tempo real a instabilidade associada ao ciclone extratropical.
Conforme a Defesa Civil municipal, até às 8h foram registrados precipitações em torno de 30mm. A previsão é de chuva de 100mm. Os principais pontos de atenção estão na região central da Capital. Os pontos com maiores acúmulos de água são a Curva das Bandeiras, com quase meio metro de água sobre a pista, e a Avenida Rio Branco.

Conforme alerta das equipes de monitoramento meteorológico, há atenção para chuva persistente ao longo desta terça-feira (09). Neste cenário, a Defesa Civil recomenda aos cidadãos que, em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
A prefeitura alerta ainda sobre a SC-401, onde há necessidade de se redobrar a atenção nos trechos em obras. As equipes responsáveis ampliaram a sinalização nestes pontos e estão garantindo a limpeza da via, com foco em trechos em que pode ocorrer carregamento de material terroso pela chuva.
Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. Todos os deslocamentos desnecessários devem ser evitados.
Canais de emergência:
- 199 – Defesa Civil
- 153 – Guarda Municipal
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 192 – Samu