As forças de segurança de Blumenau irão fiscalizar as medidas restritivas impostas pelo Decreto nº 1.218, do Governo do Estado, que estabelece restrições durante o fim de semana.

Desde o dia 19 de fevereiro, a força-tarefa fez 385 abordagens, sendo 18 estabelecimentos interditados por descumprirem o regramento com as restrições estabelecidas para regiões que estão no nível gravíssimo na Matriz de Risco.

Durante a operação, a população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar. Até a manhã de domingo, dia 21, a central de telefone 199 atendeu 791 ligações.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), também esta realizando as fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações são desenvolvidas todos os dias pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Desde o início das operações, em 22 de fevereiro, até esta sexta-feira, dia 26 de março, 5.140 condutores foram abordados em diversos pontos do município. Em todos esses dias de fiscalizações, 2.270 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que 44 condutores apontaram positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil.

O objetivo das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.