Qualquer desatenção dos motoristas pode ser motivo para a ação de criminosos. E o momento de entrada e saída dos veículos é quando as vítimas em potencial costumam estar mais vulneráveis.
Quando o motorista se aproxima do veículo para ir embora, por exemplo, ele pode estar sendo monitorado por marginais à distância. A chance de furto, quando não há emprego de violência ou ameaça, também aumenta nesses casos.
Veja a seguir, algumas orientações disponíveis no Manual de Auto Proteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo e saiba como evitar ou reduzir esses riscos diante de algumas situações:
1 – Falta de atenção antes do embarque e do desembarque
Antes de estacionar observe o entorno do veículo. Se possível, dê a volta no quarteirão para verificar a presença de alguém suspeito nas redondezas de onde você pretende deixar o carro.
Faça a mesma coisa na hora de ir embora e se perceber alguma atitude suspeita, não se aproxime do veículo.
2 – Abrir as portas à distância
Atualmente, muitos carros possibilitam a abertura e o fechamento das portas à distância. Porém, essa comodidade pode alertar bandidos sobre a aproximação do motorista.
Por isso, abra as portas somente no momento de embarque, tranque-as e saia com o carro o mais rapidamente possível.
3 – Falar com desconhecidos no estacionamento
Criminosos têm furtado potenciais vítimas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais e costumam agir em dupla, onde um dos marginais joga um objeto no chão e aborda o motorista já dentro do carro, quando ele está se preparando para sair.
O bandido, então, diz à vítima que ela deixou cair algo. Quando o motorista sai do veículo para verificar do que se trata, um comparsa abre a porta do carro e leva bolsa e outros itens que encontrar.
4 – Não se certificar se as portas foram travadas
Marginais têm feito uso de um instrumento chamado “Chapolin”, parecido com um controle remoto de portões, ou até mesmo o próprio controle, para impedir o travamento das portas do veículo.
Alguém fica escondido, esperando a vítima apertar o botão na chave para trancar seu carro. Neste momento, o criminoso aciona o “Chapolin” simultaneamente, impedindo o travamento das portas. Depois que o motorista se afasta, os bandidos abrem o veículo tranquilamente e levam objetos de valor em segundos.
Por isso, é importante verificar se o carro está realmente fechado antes de ir embora.
5 – Deixar objetos visíveis dentro do carro
Outro fator que atrai bandidos é deixar o veículo estacionado em local aberto com bolsas e outros objetos no interior da cabine. Mesmo que não sejam itens de valor, deixá-los expostos já é suficiente para motivar arrombamentos e furtos.
E a situação pode ficar ainda pior, pois existe o risco de um ou mais criminosos ficarem aguardando a chegada do motorista para assaltá-lo, assim que ele destravar as portas do carro.
*Com informações do UOL