A 9Block, primeira plataforma de NFTs 100% brasileira, foi lançada nesta quarta-feira (9) com uma coleção de tokens não-fungíveis do youtuber Felipe Neto. As informações são da revista Exame.

O site, que utiliza a blockchain nacional Hathor Network, é a nova empreitada da Play 9, agência de conteúdo que tem o próprio Felipe e o ex-diretor da Globo, João Pedro Paes Leme, entre os sócios. Segundo eles, a ideia é "democratizar o acesso à tecnologia".

Desta quarta até o próximo dia 27, a plataforma vai divulgar uma nova arte relacionada ao youtuber a cada três dias, quando então os seis NFTs - cada um com uma tiragem específica e um rótulo como "rara", "super rara" e "lendária" - poderão ser adquiridos por valores a partir de 100 reais.

Depois, estão no planejamento da empresa a criação de um mercado secundário, para que os usuários possam revender os NFTs adquiridos, e também o lançamento de coleções de NFTs de outros artistas - inicialmente convidados, depois aqueles que forem aprovados por um "comitê de curadoria" e, no futuro, qualquer artista interessado em emitir um NFT.

Na blockchain brasileira, não há cobrança de taxas, o que atende aos interesses da 9Block e seu objetivo de oferecer NFTs a preços mais baixos e de permitir a emissão de NFTs sem custos, diferentemente do que acontece em outras plataformas e marketplaces do setor, que em geral utilizam a rede Ethereum.

Para facilitar a adesão dos usuários, a nova plataforma também aceitará outros métodos de pagamento além de criptomoedas, como cartão de crédito e outros métodos oferecidos pelo PayPal.