Farmácias e drogarias de Santa Catarina passam a receber denúncias de violência doméstica

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

13/06/2020 - 20:06 - Atualizada em: 13/06/2020 - 20:09

Farmácias e drogarias de Santa Catarina agora poderão receber denúncias de agressões de mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo o Tribunal de Justiça (TJSC), o objetivo é que até o fim de junho o serviço seja disponibilizado em todas as regiões catarinenses.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram registrados 16.634 casos no estado entre janeiro e maio deste ano. Os principais crimes foram ameaça (8.128), lesão corporal dolosa (3.863) e injúria (2.720).

Quando chegar na farmácia, a mulher pode mostrar ao atendente a palma da mão sinalizada com um “X” escrito com batom ou outro material ou ainda em um pedaço de papel. O atendente deve anotar o nome, endereço e telefone da vítima e informar à Polícia Militar.

Farmácias e redes regionais estão sendo procuradas para aderirem à campanha, e os funcionários receberão materiais e orientações sobre agir nessas situações.

Em Santa Catarina são 6 mil farmácias ligadas ao Conselho Regional de Farmácia (CRF), segundo o presidente Marco Koerich.

Conforme o TJSC, é pedido às unidades que coloquem o símbolo da campanha na entrada ou em local visível para que as mulheres possam identificar se aderiram.

Segundo a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJSC, a vítima poderá ser incluída na Rede Catarina, que auxilia as mulheres em situação de violência, e, no caso de flagrante, o fato será levado para a delegacia para boletim de ocorrência e pedido de medida protetiva.

Denúncias podem ser feitas também pelos telefones 100 e 181, por Whatsapp (48 98844-0011) e no site da delegacia virtual. Já a Polícia Militar pode ser chamada pelo telefone 190 ou pelo aplicativo.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul