O Grupo de Resgate em Montanha (GRM) foi chamado na noite de sábado (3) para uma operação de busca e salvamento de três pessoas, que subiram para pernoitar no Monte Crista, em Garuva (SC) na sexta-feira (2). Segundo o GRM, eles deveriam ter voltado no sábado.
Familiares chamaram o resgate porque não conseguiam contato com o grupo. Em razão das fortes chuvas que caíram no Nordeste de Santa Catarina nestes dias, o GRM avaliou a situação, e decidiu enviar equipes de buscas no domingo logo de manhã.
“Foi montada a base de Sistema de Comando de Operações (SCO) e rádio, e equipes operacionais Alfa e Bravo foram preparadas, inclusive para verificar informações de que outras pessoas (incluindo crianças) também estariam desde o dia anterior em situação de risco”, explica o GRM.
No entanto, as pessoas conseguiram retornar. “Tiveram apenas que fazer um pernoite a mais não programado por causa das chuvas e do rio que inviabilizou a passagem”.
O GRM explicou que, na dúvida, preferiu enviar suas equipes para “acalmar os familiares, e porque realmente poderia ter acontecido algum acidente, ou as pessoas poderiam estar perdidas por causa da neblina e chuvas torrenciais”.

Foto GRM/Divulgação
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui