Foto: Eduardo Montecino/OCP 

Reportagem de Dyovana Koiwaski para o jornal O Correio do Povo.

A Delegacia Regional de Jaraguá do Sul inicia na segunda-feira (13) o novo método de agendamento de exames médicos para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pioneiro no Estado, o projeto visa minimizar as filas e dar agilidade nos atendimentos.

Antes da mudança, o processo consistia em ir até o órgão com os documentos necessários, fazer o pré-cadastro, retirar a guia de pagamento no site, retornar à Delegacia com o boleto quitado e entrar em uma fila para fazer o exame médico e em outra fila para fazer a fotografia.

Agora, após apresentar a documentação no pré-cadastro, o cidadão deve entrar no site www.medtransjaragua.com.br e escolher a data e horário para o exame médico, além de retirar a guia de pagamento. “Ele vai chegar na hora marcada para o seu atendimento, sem necessidade esperar na fila”, destaca o delegado regional Adriano Spolaor.

De acordo com o delegado, também houve mudanças internas para dinamizar o processo. A sala destinada para o exame médico foi instalada ao lado de onde são tiradas as fotos para CNH. “O horário marcado já vai abranger essas duas etapas, excluindo a segunda fila que era formada para as fotografias”, complementa Spolaor.

O exame médico é necessário para a renovação, adição ou mudança de categoria da carteira de habilitação. Na troca da permissão provisória para a definitiva, o procedimento não é necessário. Na regional, cerca de três mil pessoas utilizam o serviço mensalmente. Por ano, são emitidas de 35 mil a 40 mil CNHs pela delegacia. Proporcionalmente, a regional está entre as dez cidades que mais fazem carteira de motorista no Estado.