Estuprador foragido de SC é preso no Paraguai

Por: OCP News Criciúma

21/01/2020 - 19:01 - Atualizada em: 21/01/2020 - 19:18

Mais um foragido da Justiça de Santa Catarina foi preso no Paraguai.

A ação conjunta envolveu a troca de informações entre as forças de segurança do Brasil – o Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Civil de Santa Catarina e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul – e a Polícia Nacional do Paraguai.

O homem tem 48 anos e tinha mandado de prisão expedido pela Justiça de São José por violência sexual.

No início de janeiro, o CIOF foi contatado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Santa Catarina a fim de que esforços fossem realizados na tentativa de localizar e prender o homem, que estava foragido da Justiça de Santa Catarina, da Comarca de São José, e que havia informações de que poderia estar no Paraguai.

Troca de informações

Assim, o CIOF passou a realizar troca de informações com representantes da Polícia Nacional do Paraguai, Polícia Civil de Santa Catarina e Polícia Civil do Rio Grande do Sul, quando na manhã de segunda-feira (20), na localidade Ybyrarobana, no Paraguai, a 210 quilômetros de distância de Ciudad del Este, acabou preso.

O homem foi capturado em sua residência naquela localidade do Paraguai e estava na companhia da filha de sete anos.

Após a prisão do foragido, a filha foi abrigada em uma instituição.

Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Nacional do Paraguai juntamente com representante do Ministério Público daquele país se deslocou até a Ponte Internacional da Amizade e realizou a entrega do preso.

Também foi feita a formalização de procedimentos no Setor de Imigração da Polícia Federal, tendo em vista que o Paraguai determinou a expulsão do brasileiro em razão da irregular situação migratória.

Logo após, o CIOF, por meio da Força Nacional, conduziu o preso da Ponte Internacional da Amizade até a 6ª Subdivisão da Polícia Civil de Foz do Iguaçu/PR, onde foi apresentado para adoção de providências legais.

A mãe da criança, que é residente no Rio Grande do Sul, foi contatada pelo CIOF, e na manhã de segunda-feira viajou à tríplice fronteira.

Com o apoio do NUCRIA e 6ª SDP da Polícia Civil de Foz do Iguaçu/PR, foi possível a mãe e os familiares pernoitarem em entidades vinculadas à rede de proteção local.

Na manhã desta terça-feira, a mãe e familiares se deslocaram até o Consulado do Brasil em Ciudad del Este, onde estão recebendo o suporte necessário (jurídico e logístico) para o acolhimento da filha.

Importante registrar que somente foi possível a localização e prisão do foragido da Justiça há mais de quatro anos graças à união de esforços e a troca de informações entre o CIOF, Polícia Nacional do Paraguai, Polícia Civil de Santa Catarina e Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Também importante o registro à Polícia Federal, através do Setor de Imigração e Comando Tripartite, visando operacionalizar e formalizar o ingresso do foragido em território nacional.

Apoio

À Polícia Civil de Foz do Iguaçu, através da 6ª SDP e NUCRIA, as quais prestaram todo o apoio e suporte no recebimento de familiares da criança que estava na companhia do foragido no Paraguai, bem como recebimento do preso.

No dia 15 deste mês, um outro foragido de Santa Catarina por homicídio em Imaruí (Sul do Estado) também foi capturado no Paraguai em ação conjunta das forças de segurança.

Ele estava em Ciudad del Este.