O estudante do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Renan Rodrigues, 25 anos, registrou boletim de ocorrência acusando um segurança do supermercado Big, no Shopping Iguatemi de agressão e racismo, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.

O caso aconteceu na noite de terça-feira (7). De acordo com Renan, ele tinha acabado de sair do trabalho numa loja de produtos naturais no mesmo shopping foi ao supermercado para comprar cerveja.

De acordo com sua versão, ele saiu sem comprar nada porque não encontrou o produto. Mas na saída foi abordado pelo segurança, que o segurou violentamente pelo braço e o carregou para dentro da loja, acusando-o de furto e “formação de quadrilha”.

Renan conta que, segundo o segurança, ele já estava sendo “observado há muito tempo”, escondendo carne para sair sem pagar.

“Faz anos que não como carne, imagina roubar uma”, lamentou o estudante em seu relato. “Saí de lá com um rasgo no rosto, sangrando, roupas rasgadas, me sentindo envergonhado pelo dano e assédio moral que ele, aquela situação, me causou”, desabafou o universitário.

Boletim de ocorrência

O caso aconteceu por volta das 22h45. Renan registrou boletim de ocorrência contra o segurança na 1ª DP (Delegacia de Polícia) da Capital. O caso, no entanto, foi encaminhado à 5ª DP, no bairro Trindade.

O estudante também afirma que pretende processar o supermercado e/ou a empresa terceirizada para a qual o homem que o agrediu trabalhava.

“Tenho noção dos meus direitos, fui vítima de racismo e isso não vai ficar impune, porque hoje foi comigo, e amanhã não vai ser com outro preto”, disse.

Nota do supermercado

“O BIG informa que, assim que tomou conhecimento do ocorrido em nossa loja de Florianópolis (SC), interrompeu os serviços prestados pela equipe terceirizada da loja na qual o segurança envolvido trabalha e estuda outras medidas cabíveis com relação à empresa terceira. Repudiamos veementemente qualquer ato de desrespeito e violência em nossas lojas.

A empresa entrou em contato com o cliente que passou por essa lamentável situação, colocando-se à disposição para toda assistência necessária e reforça os sinceros pedidos de desculpas ao cliente.

O BIG enfatiza que são princípios fundamentais de sua atuação o respeito ao próximo e aos valores éticos e morais.”

Nota do shopping

“O Shopping Iguatemi Florianópolis lamenta o incidente ocorrido no Hipermercado BIG na última terça-feira (7) e informa que não compactua com qualquer tipo de violência ou discriminação”.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger