Estelionato e golpes na internet aumentaram em SC em 2021

Dados foram apresentados pelo Colegiado de Segurança Pública | Foto Julio Cavalheiro/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

18/01/2022 - 10:01 - Atualizada em: 18/01/2022 - 10:58

 

Os crimes de estelionato e golpes na internet aumentaram 41% em 2021. Os dados são do relatório apresentado na tarde desta segunda-feira (17) em Florianópolis pelo Colegiado Superior de Segurança Pública em Santa Catarina.

Conforme o presidente do Colegiado, Giovani Eduardo Adriano, o aumento dos crimes praticados através da internet tem a ver pandemia da Covid-19. Para ele, houve uma migração dos crimes tradicionais para os realizados via web.

Adriano entende que 2022 será desafiador por conta da tendência de diminuição de casos graves da Covid-19 e o aumento de circulação de pessoas nas ruas. “O ano de 2022 será cheio de desafios, pois teremos um aumento da circulação de pessoas, o que consequentemente pode levar a mais crimes. Também estamos focando muito no combate aos crimes virtuais, que vêm crescendo nos últimos anos”, reforça Giovani.

Segundo eke, está em curso a formação de um grupo especializado, com técnicos da área de informática, que devem trabalhar na contenção desses crimes para os próximos anos.

O mesmo relatório da Segurança Pública apontou quedas cem crimes violentos como homicídio (-8,6%), feminicídio (-4,6%) e roubo (-2,7%).