Estelionatário que enganava jovens estudantes é preso em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/10/2016 - 10:10 - Atualizada em: 27/10/2016 - 11:00

A Polícia Civil prendeu um estelionatário de 35 anos no último fim de semana, em Jaraguá do Sul. Os policiais civis flagraram um homem se passando por representante do BNE (Banco Nacional de Empregos) e do FAE (Fundo de Apoio ao Estudante). O acusado é de Brasília e foi preso na Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul).

O estelionatário cobrava para realizar uma prova de seleção com jovens. O objetivo alegado pelo falsário era cadastrar estagiários com idades entre 14 e 18 anos. Se aprovados, os selecionados iriam participar do programa Menor Aprendiz, tem o objetivo de inserir socialmente os jovens através do trabalho, além de promover a geração de renda, em forma de auxílio financeiro.

O criminoso entregou diplomas falsos da FAE para os melhores alunos das escolas locais, prometendo bolsas de estudos parcial. K.M.L. solicitou apoio de uma empresa local com o fim de realizar um evento no Centro de Eventos da Acijs. Após fazer comunicado à Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, o estelionatário foi para as escolas e entregou panfletos divulgando a iniciativa aos alunos.

Os jovens que foram ao evento pagaram uma espécie de inscrição no valor de R$ 10. O teste de seleção seria para empresas da cidade. O estelionatário também oferecia uma palestra para os melhores alunos das escolas. Um contrato era apresentado para fazer um curso na empresa que oferecia o apoio. Os estudantes pagariam apenas a hora do professor e os demais custos ficariam a cargo do Fundo de Apoio ao Estudante.

Diante da fraude, o criminoso e demais pessoas que estavam prestando apoio a ele foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil. Os policiais apreenderam diversos materiais e uma quantia significativa em dinheiro proveniente do golpe. Segundo o representante do BNE, este golpe já havia sido aplicado nos Estados de Goiás e Rio de Janeiro.