Santa Catarina segue sob alerta vermelho para temporais nesta sexta (17) na faixa litorânea do estado, principalmente, na capital Florianópolis e em Balneário Camboriú.
O alerta dura até a manhã desta sexta, com possibilidade de precipitação de mais de 100 mm no dia, e grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, e deslizamentos de encostas.
O instituto também manteve o alerta laranja de acumulado de chuva para os litorais catarinense e paranaense, onde o risco de precipitação fica entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia.
De acordo com os dados da Epagri-Ciram, os acumulados de chuva até o fim da tarde desta quinta chegaram a 305 mm em Tijucas, 270 mm em Florianópolis, 138 mm em São José, 131 mm em Balneário Camboriú e 103 mm em São João Batista.
A Defesa Civil também publicou um aviso às 21h30, indicando risco alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas no litoral catarinense, principalmente entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, até a manhã de sexta-feira (17).
![](https://wp.ocp.news/wp-content/uploads/2025/01/Mapa_risco.jpg)
Divulgação/Defesa Civil
A partir da tarde, o aquecimento somado à disponibilidade de umidade favorecem a formação de temporais isolados que favorem chuva pontualmente intensa e devem provocar raios, fortes rajadas de vento e granizo de forma ocasional entre os Planaltos e Litoral, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. No Grande Oeste, o risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais.
Ao longo da noite de sexta-feira (17), com a diminuição do aquecimento e o enfraquecimento da circulação marítima, a chuva perde intensidade e o tempo volta a apresentar condições de melhoria em todo Litoral.